Qual a importância de uma administradora de imóveis?

 In

Provavelmente em algum momento você já se perguntou qual o papel de uma administradora na locação de um imóvel, então estamos aqui para lhe esclarecer. Uma vez contratada, a administradora é responsável pela gestão da locação, agindo como intermediária nas tratativas entre locador (proprietário) e locatário (inquilino), buscando o equilíbrio para uma locação justa entre as partes.

Uma locação segura provém de uma administração confiável, onde a administradora é responsável por orientar e amparar o locador em todo o processo de locação, desde a divulgação do imóvel, passando pela formalização do contrato até a sua conclusão ou rompimento. A Locação da Protel realiza divulgação em portais de grande acesso o que viabiliza uma maior visibilidade do imóvel. Além disso, fazemos: análise cadastral do proponente a locatário, que tem como objetivo identificar sua índole através de análises financeiras e judiciais; constatação do estado real do imóvel através da vistoria; fechamento do contrato de locação nos meios legais; controle financeiro que consiste nas cobranças dos alugueis e encargos mensais, sendo repassados ao locador mensalmente; e consultoria para esclarecimento de quaisquer dúvidas durante período de vigência do contrato, proporcionando conforto, segurança e tranquilidade.

Quando alguém resolve alugar por conta própria, está exposto a uma série de fatores. No momento de apresentar o imóvel, por exemplo, tanto o locador como o candidato a locatário colocam em risco sua segurança pessoal, por não ter certeza da real intenção do outro, sem falar da necessidade de disponibilidade para se deslocar até o imóvel no momento da visita e da preocupação com o agendamento. Outro ponto a ser lembrado é a formulação dos contratos. Algumas pessoas optam por utilizar modelos de papelaria ou da internet, mas sem o apoio de profissionais que entendem das relações contratuais, o documento pode oferecer “brechas”, ou seja, falhas que podem prejudicar as partes envolvidas. Questões como realização de vistoria, cobrança de inadimplência dos alugueis e seus respectivos encargos, definição de garantias conforme constam no Art. 37 da lei do inquilinato (nº 8.245/1991) – que promove a ação de despejo no caso de não cumprimento do contrato – são outros serviços realizados com mais segurança se houver a contratação de uma administradora.

Listamos aqui algumas dicas para você verificar se a empresa irá oferecer seus serviços com eficiência:

  • Saiba há quanto tempo a administradora atua no mercado e sua credibilidade;
  • Conheça a reputação da empresa;
  • Busque conhecer como a empresa trabalha e as plataformas que usa para divulgação dos imóveis, análises cadastrais, vistorias, contratos e suporte jurídico;
  • Verifique junto ao CRECI se a administradora é cadastrada e se está regularizada.

Basicamente, procure uma administradora que entenda do assunto, que te transmita confiança e seja consolidada no mercado imobiliário-administrativo. Conheça os serviços de Locação da Protel, entre em contato através do e-mail: locação@protel.com.br ou no telefone: 21 3722.5020

Equipe Locação Protel