A história dos bairros do Rio de Janeiro

Você sabia que o que hoje conhecemos como o bairro de São Cristóvão, antes de 1810 era somente uma área natural e cercada de praias, quando então por ordens do Império são criadas ruas e iluminação pública?

Preparamos este artigo para falar um pouco sobre o bairro Imperial, onde no fim do século XIX, foi completamente reestruturado para receber a Família Real e grande parte da nobreza do então Brasil-colônia.

O Começo da sua história

São Cristóvão passa a ganhar notoriedade a partir do ano de 1809, quando o então príncipe-regente Dom João VI resolve adotar o Paço da Quinta da Boa Vista como sua residência oficial, onde após retornar para Portugal, em 1821, deixa como morador o Imperador D. Pedro I.

Até então, o bairro era tomado de grandes áreas verdes e praias. Mas a partir da chegada da Família Real, o cenário passou por diversas transformações, como por exemplo as instalações de iluminação pública. A partir deste ponto, São Cristóvão começa a receber a nobreza da época, contando inclusive com a presença da Marquesa de Santos como uma das suas residentes.

A residência era uma propriedade particular, tendo sido doada pelo comerciante libanês Elie Antun Lubbos, ou Elias Antônio Lopes, a D. João VI em 01 de janeiro de 1809.

A importância de São Cristóvão para o desenvolvimento

Algumas inovações para o Brasil e o Continente foram abrigadas no bairro:

  • Ainda no período do Império, o local recebeu a primeira linha de telefone da América do Sul.
  • Em 1827, a construção do Observatório Nacional, sendo uma das instituições científicas mais antigas do país.
  • São Cristóvão chegou a ser considerado o bairro mais industrial da América do Sul, a partir da intensa atividade da indústria nos primeiros anos do Século XX na região.

Por que Quinta da Boa Vista?

A casa situada no alto do logradouro oferecia uma vista de tirar o fôlego: de um lado era possível apreciar a Baía de Guanabara; enquanto do outro, via-se o Morro do Corcovado. Daí o nome pelo qual hoje conhecemos o local.

O que o bairro oferece?

Não é somente do tempo do Império que se pode contar a história de São Cristóvão. Atualmente o local oferece inúmeros benefícios para os cariocas, sendo um dos principais polos comerciais e gastronômicos do município.

  • Transporte público:

As estações de trem de São Cristóvão e da Praça da bandeira ficam na região, além da estação do metrô.

Pelo bairro também circulam centenas de linhas de ônibus, táxis e carros de aplicativo, sendo um local que liga diversos bairros da zona norte a região central da cidade.

  • Lazer:

Além da Quinta da Boa Vista e do Bioparque (zoológico da cidade), São Cristóvão também abriga os estádios de futebol de São Januário e do São Cristóvão Futebol e Regatas, além de estar bem próximo ao Estádio Mário Filho, conhecido popularmente como Maracanã.

Por lá ainda há opções de museus como os de Astronomia e Ciências Afins, bem como o Museu Militar Conde de Linhares.

  • Opções de culinárias

O principal polo gastronômico do bairro é o Centro de Tradições Nordestinas, onde além da culinária típica da região nordeste do país, o espaço conta com lojas de artesanatos e espaço para shows.

Além do Centro de Tradições Nordestinas, tanto o carioca quanto o turista, podem esticar o seu passeio e chegar até o CADEG, o Mercado Municipal do Rio de Janeiro, que fica localizado no bairro de Benfica, bem ao lado de São Cristóvão. O mercado reúne uma variedade de comércios alimentícios e conta com espaços destinados para o consumo de iguarias como restaurantes, lanchonetes e bares populares.

Bairros próximos a São Cristóvão

Maracanã, Benfica, Tijuca, Cidade Nova, Vila Isabel, Estácio, Rio Comprido Engenho Novo e Centro.

Destes, vale destacar os bairros:

  • Maracanã, um dos principais da cidade e que também liga inúmeros bairros da zona norte ao centro da cidade;
  • Assim como a Tijuca, grande polo comercial e residencial do município;
  • Há ainda a Vila Isabel, bairro boêmio, lar do compositor Noel Rosa;
  • E é claro, a região do centro da cidade, que conta com bairros como o Santo Cristo que abriga a Rodoviária da Cidade, a Novo Rio.

A presença da Protel no bairro

A Protel está presente em São Cristóvão, bem como em diversos outros bairros e municípios do Estado da Guanabara.

Administramos condomínios no bairro imperial, bem como realizamos locações, compra e venda de imóveis pelo local

Fale conosco, pelos nossos canais de relacionamento abaixo e saiba mais a respeito de como ser um morador do bairro imperial.