Quem nunca passou as tardes de finais de semana explorando as belas praias do bairro da zona oeste do Rio de Janeiro?

 

O Recreio dos Bandeirantes é um dos locais mais impressionantes e belos da cidade fluminense, com cerca de 86 mil habitantes está localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Seu território é composto por cinco praias, as quais: Prainha, Secreto, Macumba, Pontal e Recreio, apaixonam quem as conhece.

 

Até 1920, suas terras eram um imenso areal, mudando totalmente a sua forma original quando Joseph Weslley Finch (Empresário americano) compra do Banco de Créditos uma gleba (terreno) dando início a um processo de desenvolvimento do local com a venda de lotes, do então denominado Jardim Recreio dos Bandeirantes (1921).

 

Finch foi um visionário em seu tempo, quando após adquirir às terras, para atrair possíveis compradores, organizava excursões oferecendo uma feijoada à beira-mar. Assim tirava o foco do longo trajeto da viagem, que tinha como ponto inicial a Cinelândia, passando por Madureira, Jacarepaguá e Estrada dos Bandeirantes, indo até a Estrada do Rio Morto para então chegar ao destino final – a Praia do Recreio.

 

Formação do bairro:

 

Foi a partir de 1953 que o Recreio ganhou a cara de um bairro da Guanabara. Com o Projeto de Urbanização PA 6028 do então engenheiro e urbanista José Otacílio Saboya Ribeiro, o local passaria por uma transformação que visava a integração ambiental e comunitária, segmentado com diversas praças e parques de floresta nativa.

 

De maneira exponencial, essa parte da cidade continua até os dias atuais como uma das áreas que mais cresce e se valoriza, necessitando continuamente de investimentos em infraestrutura para que sua vocação ambiental seja mantida e perpetuada.

 

Origem do nome Recreio dos Bandeirantes

 

Após a compra e comercialização de lotes realizada por Joseph W. Finch, muitos paulistas adquiriram terrenos à beira-mar e construíram casas de veraneio. Por conta disto a região passou a ser conhecia como Recreio do Bandeirantes, fazendo alusão aos cidadãos oriundos da parte paulistana da região sudeste do país.

 

 

 

Qualidade de vida

 

Esporte, lazer e cultura. Moradia e trabalho: o Recreio oferece benefícios que culminam na qualidade de vida de quem habita em suas terras.

 

Quem mora no local tem o privilégio de praticar esportes ao ar livre pertinho da sua residência, sejam estes aquáticos ou terrestres: há quem opte por desbravar os mares a partir do surfe ou do nado em mar aberto; outros preferem as corridas na beira da praia, pedaladas nas ciclovias ou se aventurar na pista de skate próximo ao Posto 12.

 

Há opções de lazer gastronômico nos seus muitos restaurantes de culinárias diversas, salas de cinemas e malls. E para quem é apaixonado por cultura, ainda há a possibilidade de visitar e explorar o Museu Casa do Pontal, que abriga a maior coleção de arte popular do país. Além dos parques Natural Municipal Chico Mendes e Natural Municipal Marapendi.

 

Se você não conhece o bairro, vale a pena passar um dia admirando a sua beleza natural em uma das suas praias, aproveitando um típico dia de carioca – apaixonado por verão, praia e belas paisagens.

 

Morar no Recreio

 

Você sabia que é muito fácil morar ou investir na região? Nós podemos te ajudar. Possuímos imóveis para venda em condomínios como Pablo Picasso, Home Ways, Barra Wave e Top Duplex.

 

Temos condições especiais para atender quem já possui um imóvel ou quer aproveitar esta chance para realizar o sonho de viver o estilo de vida que apenas o Recreio dos Bandeirantes pode oferecer.