30 de Novembro – dia do síndico

 In

Ser síndico vai além de ser apenas mais um profissional, está ligado intrinsecamente ao cuidado do bem-estar e segurança de um grupo em comum.

 

No dia 30 de novembro comemoramos o dia do síndico. Uma data para celebrar a profissão que no dia a dia zela pelo bem-estar de moradores, quando condomínio residencial,  e empreendedores, quando comercial.

 

O profissional é eleito através de Assembleia Geral.

 

Como responsável pela gestão, o síndico é diretamente quem responde passiva ou ativamente em juízo ou fora dele, pelo condomínio. Entre suas tarefas estão a de facilitador na comunicação interna – necessitando manter um bom relacionamento – a convocação de assembleias, a resolução de conflitos entre vizinhos, estimulando sempre a compreensão entre as partes e demais situações administrativas, as quais pairam seu universo.

Nos dias atuais o síndico pode contar com a ajuda de administradoras, cuidando de toda a parte burocrática, assessorando da melhor forma com relação a legislações, admissão, demissão, pagamento de faturas a prestadores de serviços, emissão de boletos para pagamento das cotas condominiais, etc.

 

Como ser síndico?

Muitas instituições de ensino oferecem o curso de síndico profissional, onde em uma grade de carga horária defina, o interessado obterá conhecimento amplo dos aspectos de uma boa administração condominial.

Só posso ser síndico se tiver curso profissionalizante?

Não. Muitos se tornam síndicos por terem um bom relacionamento dentro do condom

ínio ou simplesmente pelo prazer do desafio.

Por que ser síndico?

Pelo zelo e cuidado com o patrimônio de todos, bem como por poder colocar em campo toda sua criatividade quanto aos mais diversos assuntos do dia a dia da gestão. O síndico necessita trabalhar para que a gestão seja mais atrativa para todos. A criatividade é algo que pode trazer benefícios e ajuda no alcance dos objetivos traçados, sempre em busca de melhorias e valorização do bem comum.