Alto custo nas taxas de energia pode ter solução

 In

Com a chegada do verão e as temperaturas elevadas, o clima tropical do Rio de Janeiro chega a status insuportáveis. Ao mesmo tempo em que a estação é sinônimo de praia e piscina para aqueles que gostam de aproveitar o calor, a sensação térmica faz com que o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado sejam praticamente obrigatórios para um ambiente minimamente confortável dentro de casa e do trabalho.

Com isso, a conta de luz tende a aumentar cada vez mais, sendo uma verdadeira vilã em tempos de recessão financeira como a que o país enfrenta atualmente. Entretanto, deixando velhas manias de lado, é possível economizar e se refrescar ao mesmo tempo. Muitas vezes, uma simples mudança de comportamento, como o uso da iluminação natural, abrindo portas e janelas de dia, pode ser uma boa saída.

COZINHA

Planejar com antecedência quais os alimentos serão descongelados pode ser uma pequena, mas eficaz medida. Retire do freezer e deixe o alimento na geladeira. Isso contribui na refrigeração da geladeira e reduz o uso do micro-ondas. Não encher demais a geladeira para não prejudicar o fluxo interno de ar necessário à refrigeração também é uma atitude importante, assim como esvaziar e desligar a geladeira quando fizer alguma viagem ou ficar muito tempo fora de casa. Evite acumular uma camada de gelo maior do que 5 mm, o que dificulta a refrigeração e exige mais tempo de funcionamento do compressor.

Na hora de aquecer os alimentos, evite aquecer pequenas porções e em sequência no micro-ondas. Junte várias porções em um só ciclo. Prefira o aquecimento em forno a gás em vez do elétrico. O gás tende a ser mais econômico. A queima de combustíveis fósseis, apesar de indesejável, deixa de ser relevante enquanto tivermos eletricidade complementada por termelétricas.

ÁREA DE SERVIÇO

Procure evitar amassar a roupa limpa e seca na hora de guardar, dobre cuidadosamente para reduzir o tempo de uso do ferro de passar. Evite também o uso da secadora de roupas, use em caso extremamente necessário, prefira secar as roupas naturalmente. Mantenha limpos os filtros dos aspiradores de pó, condicionadores de ar, e máquinas de lavar, fará com que eles trabalhem menos para conseguir o mesmo resultado. Leia o manual e experimente os programas curtos econômicos. Na maioria das vezes são suficientes para o bom resultado na lavadora de louça, lavadora de roupa e secadora.

CONDICIONADORES DE AR

Não ligue na temperatura mínima para acelerar o resfriamento do ambiente. Ao contrário do que muitos pensam, essa atitude é inútil, pois o tempo para alcançar a temperatura ideal de conforto é o mesmo e ao chegar o aparelho continuará a trabalhar baixando demais o nível da temperatura. Geralmente a temperatura de conforto, não é inferior a 24 graus. Outro ponto importante é dar preferência aos que possuem o display luminoso no próprio aparelho e que informa a temperatura de regulagem.

O uso de cortinas para evitar a incidência de sol no ambiente nos dias quentes é mais uma saída para evitar o consumo desenfreado, assim como ter sempre os ventiladores por perto para os dias com temperatura amena, pois eles consomem até 90% menos do que o ar condicionado. Fique atento para a etiqueta de consumo e o selo do Inmetro. Os modelos da linha branca, são mais eficientes e por isso recebem o selo, indicando que consomem menos para produzir o mesmo resultado.

OUTROS

Desligar a televisão quando não tiver ninguém assistindo ou quando o espectador não estiver realmente ligado a nenhum programa é também uma atitude inteligente para evitar o desperdício, assim como não deixar desnecessariamente os receptores das operadoras de TV e internet, carregadores e outros, plugados na tomada, pois isso pode economizar mais do que se pensa, uma vez que o calor que emana, indica que a energia elétrica está sendo consumida em vão. O consumo é baixo, mas é multiplicado por 24 horas.

Analise as contas de energia. Compare os meses através de gráficos para comparar com o mesmo mês do ano anterior e do mês que se passou, assim o consumidor poderá analisar de fato se está ou não fazendo uma boa economia, além de poder usufruir com mais tranquilidade dos aparelhos que irão refrigerar melhor e ajudar a passar pelas altas temperaturas do verão carioca.