Brigada de incêndios

 In

A brigada de incêndio de um condomínio é formada por um grupo de pessoas que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro (incêndio, ou qualquer situação de risco aos moradores), enquanto os bombeiros não chegam ao local. O trabalho da Brigada de Incêndio é importantíssimo para evitar que o fogo se espalhe.

O total de integrantes depende do tamanho e do número de pessoas nos edifícios. Em um edifício residencial, funcionários e moradores participam da equipe. Mas muitas vezes é difícil convencer os moradores a participarem dos treinamentos.

Atualmente, segundo as normas da ABNT ou em alguns estados conforme código de Segurança Contra Incêndios e Pânico, onde as regras são semelhantes, 80% dos funcionários de um condomínio, mais um morador de cada pavimento, devem possuir o curso de brigada de incêndio.

Os brigadistas devem focar no potencial risco do condomínio, tendo conhecimento do plano de emergência, participar de exercícios de simulação, entre outras funções.

Os condomínios de uso residencial (Grupo A) não necessitam de Brigada Profissional fixa. Já os edifícios comerciais, dependendo da avaliação de risco, precisam ter bombeiros civis, além das brigadas e brigadistas.

Em uma escola, pessoas comuns se tornam profissionais, tendo como base de treinamento as mesmas dos militares.

Os cursos devem contemplar aulas teórico-práticas, que estimulem a integração entre os participantes, permitindo uma formação adequada com táticas contextualizadas.

Uma das exigências do Corpo de Bombeiros é treinamentos comprovados por meio de certificado, atestando que naquele estabelecimento há um grupo competente de brigadistas, devidamente certificados. Também são realizadas perguntas sobre o sistema de proteção contra incêndio existente na edificação.

O curso de brigada de incêndio nos condomínios deve ser ministrado por engenheiro de segurança, bombeiro aposentado ou bombeiro civil. Com duração mínima de três horas, onde são passadas informações de manuseio de extintores, mangueiras e demais equipamentos de combate a incêndio, identificação de classes de fogo, rotas de fuga, plano de retirada de moradores, medidas emergenciais, dentre outras.

Fonte: https://www.condominioemordem.com.br/brigada-de-incendio/