Dia das crianças

 In

Vários países têm por tradição celebrar o Dia das Crianças, porém as datas não coincidem com a comemorada no Brasil. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças, a data oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, estabelecendo direitos como alimentação, amor e educação.

Um decreto de lei do início dos anos 20, no Brasil, estabeleceu o dia 12 de outubro como data oficial. No entanto, somente em 1955 através de uma campanha de marketing da fábrica de brinquedos “Estrela” em parceria com a Johnson & Johnson, que a data foi institucionalizada e incorporada ao calendário comemorativo no Brasil.

ORIGEM DE ALGUNS BRINQUEDOS

As primeiras bonecas foram criadas como estatuetas de barro na África e na Ásia, tendo se transformado em brinquedo há cerca de 5.000 anos no Egito.

No Brasil, as crianças brincavam com bonecas de pano feitas por costureiras e os carrinhos eram feitos de madeira, produzidos por artesãos.

As primeiras bolinhas de gude eram de pedra, argila, madeira ou osso de carneiro. As mais antigas eram feitas de pedras semipreciosas encontradas em um túmulo de uma criança egípcia há 5.000 anos.

Já a bicicleta tem sua origem em 1790, construída por um conde francês, feita de madeira, sem pedais ou correntes, empurradas com os pés no chão.

Desejamos aos pequenos um Feliz dia das Crianças!