Dia do Trabalhador

 In

O dia do trabalhador é uma data comemorada em todo o mundo e é feriado em países como o Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, entre outros. O 1º de maio é marcado por celebração e descanso por parte daqueles que se empenham em seus compromissos diários. A data também registra festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

Dois fatos marcaram esta luta no Brasil, quando em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. E na mesma data do ano posterior, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

De acordo com o site SuaPesquisa.com, a História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Leia mais no site: (http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm).