Festa Junina

 In

Junho chegou e é tempo de celebrar as tradicionais festas juninas. Conhecidas também como festa da colheita, quando em áreas rurais, os agricultores se reúnem para celebrar a fartura da colheita e agradecer aos santos e divindades. Especificamente no cristianismo celebram-se os dias 13, 24 e 29 de junho, respectivamente, como os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro.

A festa de São João é uma das mais tradicionais comemorações do Brasil, celebrada em todas as regiões do país, seja pelas vestimentas, caracterização ou saborosas comidas tradicionalmente preparadas para celebrar a colheita dos agricultores. Preparadas a base de milho, amendoim, coco, dentre outras especiarias com bastante sabor, os pratos podem variar de nome ou mesmo o modo de preparo de região para região, mas a tradição de se reunir e vestir roupas xadrez são as mesmas.

Em condomínios, estas festas costumam ser bem animadas e de diversas proporções. Desde as comemorações menores no salão de festas do prédio onde cada morador se encarrega de levar um prato típico, até as que reúnem centenas de pessoas, com direito a trio de sanfoneiro, decoração especial, barracas de jogos típicos e recreadores. Não importa o tamanho, o que vale é a confraternização. Porém, não podem faltar os quitutes tipicamente juninos.

Confira abaixo algumas dicas de pratos típicos para fazer a festa completa:

Canjica: Receita à base de milho branco muito saborosa e normalmente servida com canela em pó por cima, conhecida também por munguzá. Clique aqui e confira a receita.

Curau: Popularmente chamado de mingau de milho, em alguns estados também é conhecida como Canjica ou canjiquinha. Veja o passo a passo clicando aqui.

Bolo de fubá: Bolo saboroso à base de fubá, uma das principais receitas das festas. Clique aqui e confira a receita 

Milho Verde na espiga: Tradicional espiga servida com manteiga por cima, simples e apreciada por muitos nesta época. Saiba como preparar clicando aqui. 

Pé de moleque: Delicioso doce à base de amendoim, comum nas “festas caipiras”. Clique aqui e confira.

Quentão: Bebida tradicional à base de cachaça, ótima para esquentar no frio do inverno (para maiores de 18 anos). Veja a receita clicando aqui.

Cocada: Doce de coco adoçado com açúcar e, por muitas vezes, leite condensado. Clique aqui e confira o modo de preparo. 

Vale tudo na hora de preparar a festa, mas para qualquer tamanho de evento, o que não pode faltar é criatividade. Listamos aqui alguns materiais que você pode utilizar para compor a sua decoração:

Bandeirinhas não podem faltar, as de papel seda servem para ambientes fechados. Para ambientes ao ar livre já são vendidas de plástico ou tecido.

Chapéus de palha ficam bem nas paredes, nas mesas e nas cabeças dos convidados, claro.

Chita e tecidos com estampas floridas podem ser pendurados ou colocados sobre as mesas.

Brincadeiras tradicionais e simples irão envolver a turma e até os adultos.

Balões são bonitos só na decoração. Existem de vários tamanhos. NÃO SOLTE BALÕES!

Estopa pode ser colocada sobre a toalha de mesa para dar o tom rústico.

Fitas de seda em cores fortes vão fazer contraste com os outros elementos rústicos.

Lamparinas e outros objetos antigos darão charme ao ambiente.

Peneiras também podem ser espalhadas nas colunas. Ficam bem se colocadas com fitas coloridas.

Sisal e cordões rústicos para envolver lembranças ou amarrar sacolas.