Mobilidade Urbana

 In

O que você faria para fugir do trânsito e ao mesmo tempo ser beneficiado com qualidade de vida? Muitos estão recorrendo ao auxílio de pedais como forma de não permanecer por longos períodos do dia presos em engarrafamentos ou em pontos de ônibus à espera do coletivo.

Quando falamos de trânsito, caos, quilômetros de congestionamentos ou simplesmente aglomeração de veículos, logo pensamos na maior cidade da américa latina – São Paulo – todavia, diferentemente do que imaginamos, o Rio de Janeiro com o passar dos anos, se tornou tão caótico quanto a capital paulista. Não se espante, mas há pesquisas que indicam que o caos carioca superou o do coração financeiro do Brasil.

A empresa de transportes urbanos 99 criou uma pesquisa batizada como “Índice 99”, que apurou os piores trânsitos registrados no Brasil e, para surpresa de muitos, o município de São Paulo não aparece em primeiro lugar, posto esse ocupado pela capital de Pernambuco, Recife. Considera-se que em horários de pico, a população local demora em média 86% a mais do tempo sem congestionamentos, já em relação às duas maiores cidades brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo ficaram praticamente empatadas em 5º e 6º lugares, com 71% contra 70% respectivamente do período a mais que seus cidadãos enfrentam no “anda e para” das avenidas.

Por conta dessa problemática que os grandes centros apresentam, centenas de milhares de pessoas procuram uma mobilidade urbana que seja simples, não dê gastos extras e de quebra possa contribuir para a saúde, dentre eles estão as bicicletas, onde de acordo com alguns levantamentos, somente em São Paulo houve um aumento de 33% na compra dos veículos de duas rodas no primeiro trimestre de 2022. Frente a essa realidade, o poder público viabilizou e ainda continua a providenciar cada mais ciclovias para melhor atender a essa demanda. Ainda na mesma capital o número em quilômetros desses trechos chega a 648,4.

Considerando o quanto temos aderido a essa forma de locomoção, procuramos a empresa Lev, nossa parceira no Protel Plus, para uma breve entrevista, onde pudemos entender essa dinâmica e sua importância para o nosso dia a dia.

Protel

Por que a escolha por empreender nesse ramo?

R: Existe uma frase que vem sendo repetida com certa frequência nos últimos meses: “O veículo do futuro tem duas rodas, um guidão e é uma bicicleta.”

Investir em micromobilidade já era uma escolha promissora há 11 anos, quando a Lev foi lançada. Hoje, ainda mais com o cenário imposto pela pandemia. Apenas consolidamos a nossa visão do passado:  está cada vez mais insuportável se locomover nas grandes cidades.

Protel

Como vocês enxergam esse crescimento na cidade de São Paulo?

R: Uma pesquisa da Deloitte de 2019 mostra que o uso de carros na cidade de São Paulo deve cair 28% nos próximos dez anos, em paralelo com crescimentos nas utilizações do transporte público (alta de 10%), da caminhada (25%) e de bicicletas (47%). São Paulo é o laboratório perfeito para uma empresa que aposta na micromobilidade elétrica como opção para um melhor deslocamento.

Protel

O que vocês podem falar a respeito da utilização do veículo de duas rodas no município fluminense?

R: Rio de Janeiro é o berço da Lev, onde tudo começou. Por sua vez, Niterói, por exemplo, é uma cidade que também inspira o uso regular das bikes elétricas. Apesar de todas as dificuldades, o município fluminense, quando comparado a outros municípios pelo Brasil, está na vanguarda quando o tema é micromobilidade elétrica. O Rio de Janeiro é, sem dúvida, uma das cidades das Américas com o maior número de bikes elétricas em circulação.

Protel

Sabemos da importância da bicicleta no desenvolvimento de uma criança, pois para aprender a se equilibrar é preciso ter persistência e uma dose de coragem. Fale-nos um pouco sobre a importância da bike em nossas vidas.

R: Bicicleta é sinônimo de uma vida mais livre, leve e solta. A bicicleta cria uma conexão entre o ciclista (ou e-biker) com o mundo ao seu redor sem igual! É difícil citar outro meio de transporte que tenha um impacto tão transformador na vida das pessoas em um espaço tão curto de tempo.

Protel

Como vocês enxergam o veículo que deixou de ser apenas uma forma de lazer, passando a ser um modelo utilizado até mesmo a auxiliar ou ser a principal renda familiar, através de entregas por aplicativos, por exemplo?

R: Reforça o caráter diverso que a bicicleta pode assumir nas nossas vidas. Ao mesmo tempo em que pode ser um instrumento para a sua renda familiar, é também um estilo de vida, um instrumento para auxiliar na busca por uma vida mais saudável, prática e prazerosa.

Protel

Vocês da Lev acreditam que o Rio de Janeiro pode, daqui há alguns anos, ser uma cidade tão boa quanto Amsterdã na Holanda, no que diz respeito as bicicletas? (Em Amsterdã todas as ruas são preparadas para as bikes, os cruzamentos são seguros para ciclistas e as pistas são protegidas, não apenas com faixas).

R: O Rio de Janeiro já está muito a frente de outras cidades, inclusive com índices de desenvolvimento mais expressivos. Entretanto, sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer para efetivamente nos comparer a cidades como Amsterdam, por exemplo. O Rio de Janeiro tem particularidades geográficas que são, de certa forma, barreiras para um crescimento ainda mais exponencial do uso da bicicleta, mas acreditamos que com mais investimentos na malha cicloviária aliados à mudança comportamental pela qual as pessoas já estão passando, valorizando ainda mais a saúde, o tempo com a família e amigos, a satisfação com o trabalho, entre outros elementos, temos um cenário muito promissor sendo desenhado no Rio de Janeiro.

Protel

Conte um pouco sobre a Lev e o que vocês imaginam para o futuro tanto de vocês quanto da cidade?

R: Nascemos no Rio de Janeiro em 2010 e hoje somos a marca líder que desenvolve o segmento de micromobilidade no Brasil. A nossa missão segue sendo a de tornar o caminho a melhor parte das inúmeras jornadas que são iniciadas todos os dias nas cidades brasileiras. A cada ano que passa, ganhamos maturidade e confiança, mas sem abandonar a nossa essência jovem, despojada e destemida. Estamos em constante evolução, assim como a nossa cidade e o nosso país. O nosso sentido é sempre para frente.

A Lev é parceira da Protel, está presente no clube de benefícios que é voltado exclusivamente para os nossos clientes, oferecendo descontos muito atraentes. Confira clicando aqui.

Fonte: para onde vamos | 99.