Outubro Rosa

 In

Tão importante quanto à cura, é a conscientização acerca das causas e tratamentos de uma doença. Por este motivo, anualmente é realizado o mês do Outubro Rosa, com o objetivo de compartilhar informações e promover um movimento que vise auxiliar às mulheres na prevenção ao câncer de mama e, mais recentemente, o câncer de colo do útero.

Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maiores são as chances de cura.

Como surgiu o movimento?

O mês dedicado à prevenção contra o câncer de mama surgiu no início da década do último século. Àquela altura, fora lançado como símbolo da campanha, o laço cor-de-rosa pela “Fundação Susan G. Komen For The Cure” e distribuído aos participantes de uma corrida idealizada pela ONG intitulada “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Foi a partir de 1997 que entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a comemorar e fomentar com ações voltadas à prevenção da patologia, denominando como Outubro Rosa. Todo esse movimento tem como finalidade diagnosticar precocemente a problemática. Outra forma importante de difundir a campanha é através de ações de iluminações na cor rosa em lugares públicos como praças, sedes de governos e monumentos importantes, em nossa cidade por exemplo, será possível contemplar o Cristo Redentor nas cores da campanha.

A popularidade do movimento

Vale destacar, de maneira entusiasmada, que a popularidade alcançada pelo movimento proporciona a cada ano uma maior conscientização por parte da população. Mas cabe ressaltar que o apoio e o encorajamento a realizar os exames, precisa partir de familiares e amigos. Desta forma a pessoa se sentirá acolhida e enfrentará, caso necessário, o período com esperança.

E para pintar o Rio de Janeiro de rosa, a Protel fechou parceria com uma das clínicas mais bem conceituadas da cidade, o CEPEM, que há mais de duas décadas realiza de maneira profissional e exemplar, exames de imagens que visam detectar possíveis problemas, comprometendo-se a estudar as suas causas, com equipes médicas de qualidade e com vasta experiência no segmento.

Fique ligado(a), durante todo o mês estaremos promovendo iniciativas que possam esclarecer ao público feminino tudo a respeito do assunto.

Durante todo o mês de outubro, a cor da esperança é rosa!