Programação do Carnaval Carioca

 In

Todos os anos, a Cidade Maravilhosa é palco daquela que é considerada a maior festa popular do mundo. O carnaval, embora já muito distante da motivação religiosa dada pelos romanos em sua origem, manteve sua conotação de cura, através de um grande festejo de quase uma semana, no qual, em pleno verão, o carioca pode esquecer os problemas e deveres do dia a dia para se divertir com desfiles exuberantes, bloquinhos de rua e muitas outras variações de festas carnavalescas.

ECONOMIA

Além de uma oportunidade para relaxar e se divertir, para alguns o carnaval é época de fazer dinheiro. Segundo o site setor1, em 2018, o impacto econômico do carnaval carioca foi de R$3,2 bilhões de reais, com cerca de R$38,5 milhões provenientes de investimentos de iniciativa privada. É uma aposta alta, mas que promete um grande retorno, tendo em vista o público estimado de 1,2 milhões de turistas que chegam para consumir tudo que o evento tem a oferecer, totalizando seis milhões de foliões nas ruas nos dias de festejo. Se considerarmos que a cada ano a festa fica maior, podemos esperar números ainda mais impressionantes para a economia do Rio este ano.

ESCOLAS DE SAMBA

O maior show da Terra, como são conhecidos os desfiles da Marquês de Sapucaí, é a referência internacional do carnaval carioca, sendo transmitido para diversos países e, muitas vezes, utilizado para representar a cultura e a vida na Cidade Maravilhosa. Com capacidade para 80 mil pessoas, o Sambódromo deve receber cerca de 480 mil espectadores, que buscam ver de perto as luxuosas apresentações das principais escolas de samba do Rio e dançar ao som dos inovadores enredos de seus mais talentosos sambistas. O evento que traz sempre muitas surpresas e emoções, tem início na sexta feira de carnaval, estendendo-se até a Quarta-Feira de Cinzas, quando são declarados os vencedores. No Sábado as campeãs fazem um último desfile, encerrando a grande festa.

 

BLOCOS DE RUA

De acordo com a Prefeitura, serão 509 blocos desfilando pelas ruas da cidade este ano, envolvendo Zona Sul, Zona Norte, Centro e Zona Oeste. Embora este ano a semana do carnaval tenha início somente em Março, os desfiles de rua vão desde o dia 20 de Janeiro até o fim da folia no Domingo após a semana de carnaval.