Setembro Amarelo

 In

Setembro foi escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria, a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, o CFM, nacionalmente como o mês de prevenção ao suicídio. Oficialmente o dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com a OMS, em todo o mundo são registrados mais de 1 milhão de casos em que pessoas tiram suas próprias vidas. Só no Brasil há cerca de 12 mil suicídios ocorrendo todos os anos, com um aumento de 2,3% de casos no ano de 2020.

Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio representa a quarta causa de óbitos, ficando atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

É necessário que cuidemos uns dos outros e sejamos ouvidos para quem precisa e quer desabafar. Uma das doenças que mais levam a óbitos é a depressão. Uma doença que necessita de atenção e cuidados, pois ela não apresenta somente quadros de tristeza e desânimo. Muitas vezes pode incluir a perda de peso, sentimento de culpa, irritabilidade e falta de esperança.

Só em 2020, de acordo com a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) houve um aumento de 90% nos casos de depressão no país.

Para conscientizar a todos nós, a Protel decidiu em conjunto com a IBMR (universidade) realizar uma palestra para abordar o assunto. Ela acontecerá no dia 24 de setembro, às 15:00h.