Uma boa gestão começa com organização

 In

Para uma pessoa se tornar síndico de um condomínio, na maioria dos casos, basta ela participar da eleição e ser a eleita pelos condôminos. Porém, sabemos que isso é apenas o começo das dificuldades que o escolhido vai encontrar.

O trabalho de um síndico exige muita dedicação e paciência, mas para ser um bom síndico é preciso algo a mais. A Protel acredita que uma boa gestão começa com organização, isto é, saber o que fazer em cada situação antes que ela aconteça. Por isso, resolvemos trazer um calendário, sugerindo quais medidas devem ser tomadas em cada mês do ano e quais benefícios virão.

 

JANEIRO

Demanda: ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 

 

Geralmente a A.G.O possui um período para sua realização previsto na convenção do condomínio. Caso não haja, o ideal seria realizá-la no início do ano. Isso possibilita fazer o fechamento financeiro do ano anterior logo após seu término e, com isso, estabelecer melhor as metas e previsões para os meses seguintes.

 

Demanda: REFORÇO NA SEGURANÇA.

O reforço na segurança, em janeiro, é uma ótima maneira de garantir um ano sem maiores problemas relacionados ao tema. Além disso, é uma boa forma de impedir tentativas de assalto no período de férias, no qual o condomínio está mais vazio.

 

MARÇO

Demanda: CUIDADOS COM O JARDIM

O período de chuvas e o fim do verão pedem uma preparação das plantas para o inverno. Desse modo, todos os cuidados com terra, jardins e gramados são recomendados para esse mês.

 

ABRIL

Demanda: INSPEÇÃO PREDIAL

A inspeção deve ser feita todos os anos, ao menos uma vez, para identificar pontos na edificação que precisem de algum tipo de melhoria ou manutenção. Por isso, ela deve ser feita antes do período de obras, que veremos no próximo mês.

 

Demanda: DEDETIZAÇÃO

A dedetização/desratização deve girar em torno do período quente do ano. Preferencialmente, deve-se realizar uma em Outubro, logo antes do início do verão, e uma em Abril, mantendo as pragas longe também no inverno.

 

MAIO

Demanda: OBRAS

Com a inspeção feita e o período de estiagem chegando, eis a época perfeita para obras no condomínio. Por isso, recomendamos que todos os reparos, construções e restaurações sejam feitos nesse mês.

 

JUNHO

Demanda: PLANEJAR ATIVIDADES DE RECREAÇÃO (férias escolares)

Toda véspera de férias escolares pede um bom planejamento da área e das atividades de recreação que estarão disponíveis para as crianças no próximo mês. O oferecimento de jogos, brincadeiras e ambientes dedicados às crianças ajuda a reduzir o número de acidentes e mantê-las longe de partes perigosas do condomínio, como as garagens. Contratar uma equipe de recreação para uma colônia de férias é uma ótima opção, pois garante também a supervisão de adultos.

 

JULHO

Demanda: REFORÇO NA SEGURANÇA

 

 

 

DESTACAMOS ALGUNS CUIDADOS A SEREM TOMADOS:

  1. Ao chegar ou sair, fique atento à movimentação ao redor. Fique em alerta à presença de estranhos, posição de profissionais ou veículos desconhecidos próximos à garagem;
  2. No caso de suspeitas, afaste-se, procure um local seguro e entre em contato com a portaria ou outros moradores;
  3. Antes de chegar ao condomínio, separe todas as chaves e controles, agilizando ao máximo o acesso;
  4. Caso saia para fazer caminhada pelas ruas do bairro, procure sempre estar sempre atento;
  5. Não acione portas e portões automáticos de longe, especialmente se observar pessoas estranhas nas proximidades;
  6. Ao chegar, esteja alerta aos procedimentos de segurança do seu condomínio;
  7. Se puder, alterne as ruas que utiliza para chegar á sua residência. Prefira pontos que lhe ofereçam visão ampla do trajeto;
  8. Tente não manter rotina em seus horários e hábitos. Se possível, alterne suas atividades e itinerários;
  9. Ao estacionar seu veículo na garagem, mantenha-o trancado, com o alarme ligado e sem pacotes ou objetos à vista;
  10. Nunca permita a entrada de entregadores e alerte a portaria para proibir essa prática*;
  11. Faça com que suas encomendas sejam recebidas por meio de um passa volumes, instalados em locais estratégicos. Nunca abra portões ou permita contato pessoal com entregadores ou carteiros;
  12. Ao ser acionado pela portaria, sempre veja se o assunto lhe diz respeito antes de sair de seu imóvel para atender;
  13. Caso seja informado que bateram no seu carro, na garagem, não desça de imediato, procure se informar como ocorreu, qual morador provocou, a fim de analisar se o porteiro foi rendido.

 

AGOSTO

Demanda: CUIDADOS COM A PISCINA

 

 

No inverno, quando o uso da piscina é menor, é a hora perfeita para realizar a manutenção da piscina e deixa-la prontinha para o verão que está por vir. Preste bem atenção a todos os possíveis problemas, como azulejos soltos, deck em mal estado, vazamentos e más condições do filtro.

 

 

SETEMBRO

Demanda: CUIDADOS COM OS JARDINS

A preparação para a chagada da primavera é essencial para o florescimento saudável das áreas verdes do condomínio, possibilitando a obtenção dos belos jardins que essa estação do ano proporciona.

 

OUTUBRO

Demanda: DEDETIZAÇÃO

Como foi falado no mês de abril, outubro é o período perfeito para a realização da chamada medida profilática, que consiste na dedetização feita um pouco antes da chegada do calor.

 

Demanda: LIMPEZA DE CAIXAS D´ÁGUA

A limpeza nesse mês garante que a água usada no verão esteja em boas condições e deve ser realizada, de preferência, antes da chegada do calor.

 

NOVEMBRO

Demanda: PARA-RAIOS

Com a aproximação da época de chuvas, o bom estado do para-raios se torna uma prioridade. Por isso recomendamos que a checagem de suas condições seja feita nesse mês, garantindo seu funcionamento para o período de maior uso.

 

Demanda: DECORAÇÃO DE NATAL

Com o mês de dezembro chegando, o condomínio precisa providenciar as decorações que serão utilizadas para decorar a fachada durante o período de festas, portanto, outubro e novembro são os meses para isso.

 

Demanda: PLANEJAR ATIVIDADES PARA AS CRIANÇAS (férias escolares)

Novamente, a chegada das férias escolares pede a preparação de um plano de recreação para as crianças, com atividades, espaços e equipes preparadas, assim como foi falado no mês de junho.

 

DEZEMBRO

Demanda: PLANEJAMENTO DE FÉRIAS DOS FUNCIONÁRIOS

O ideal é que o planejamento seja feito para o ano seguinte, visando já começa-lo sabendo quais funcionários estarão ausentes em quais momentos do ano, sempre alternando para que não haja falta de mão de obra. Isso facilitará, também, a contratação de um serviço de apoio, caso necessário, possibilitando a negociação de melhores preços.