OS DESAFIOS DA VIDA DE SÍNDICO

O papel de um síndico vai muito além de simplesmente administrar as finanças de um condomínio ou contratar empresas para prestação de serviços. Na verdade, mais do que nunca, a profissão de síndico exige cada vez mais experiência, aprendizado contínuo e estudos de diferentes áreas. Todo síndico acaba tendo que conhecer um pouco sobre relacionamento interpessoal, ter noções de Direito, ter entendimento das áreas administrativas e contábeis, além, é claro, de saber gerir pessoas.

 Se antes, a figura central em um condomínio era tida como um morador, ou alguém que dispunha de pouco tempo para se ocupar com as demandas condominiais, atualmente o cenário tem se profissionalizado cada vez mais, onde estes se tornam por verdadeiros gestores, CEOs dessas “empresas” de moradia. É bem verdade que um condomínio não é uma empresa, todavia, se não houver uma gestão pensada como tal, pontos importantes como manutenções periódicas, cotas condominiais justas e tantos outros assuntos que impactam diretamente na vida dos moradores serão negligenciados e, consequentemente, ocasionarão problemas pessoais e coletivos.

Para falar a respeito desses assuntos e desafios, convidamos Débora Castro, síndica de um dos condomínios administrados pela Protel em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Débora tem papel fundamental no cotidiano de mais de 300 moradores distribuídos em 104 apartamentos. E, claro, ela conta com o apoio diário da Protel para exercer a função com êxito e assertividade.

Senhora Débora de Castro, inicialmente, gostaríamos de agradecê-la pelo tempo dispensado em participar deste bate-papo, onde o nosso principal objetivo é centralizar a figura do síndico e destacar a importância de uma gestão séria e transparente, algo que a Protel zela há mais de 40 anos de atividades ininterruptas em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Pergunta 1. Como você e por que você começou a trabalhar como síndica?

R: Na verdade foi a sindicatura que me escolheu, já tinha conhecimentos sobre, mas, comecei a trabalhar como Assistente Administrativo exercendo o cargo de Síndica e com a rotina diária fui me especializando cada dia mais e mais, fazendo cursos renomados no mercado e hoje tenho uma Pós-graduação em Gestão Condominial e Pós-graduanda em Direito Imobiliário e Condominial.

Pergunta 2. No seu entender, quais são as principais responsabilidades de um síndico na vida condominial?

R: São tantas responsabilidades que temos nessa profissão, mas a mais importante na minha opinião é gostar e entender pessoas, pois lidamos com todo tipo de personalidades e com isso temos que saber falar com cada pessoa para resolver os problemas diários.

Pergunta 3. Qual a importância de ter uma administradora como a Protel auxiliando sua gestão?

R: A Protel faz toda diferença como administradora, sobre suporte financeiro, o conhecimento dos gerentes e assistentes. Todas as dúvidas que tenho são sanadas me trazendo uma maior credibilidade e segurança.

Pergunta 4. Quais são as facilidades que a Protel entrega para que o seu trabalho seja o mais simples (sentido de ter os percalços diários facilitados) e assertivo possível?

R: O conhecimento do ser contábil é absurda, todas as notas fiscais são conferidas.

Pergunta 5. Existe alguma história que você possa compartilhar a respeito de um grande desafio que precisou superar enquanto síndica?

R: Um morador não aceitava as regras do condomínio e queria fazer do jeito e o horário que queria, então fui conversar com o mesmo e fui agredida tanto verbalmente como empurrou a porta em cima de mim, compareci nas autoridades cabíveis e dei parte. É uma situação que não desejo para ninguém, ainda mais na nossa profissão.

Pergunta 6. Qual é a sua estratégia para garantir a segurança e a manutenção adequada das instalações do condomínio?

R:  As empresas certas para fazer todas as manutenções preventivas e as corretivas, prezo por uma gestão correta e dentro das leis e normas.

Pergunta 7. Como você mantém os moradores informados sobre as questões do condomínio e as decisões tomadas?

R: Tenho 3 canais para informativos e comunicados, o site da Protel, o Telegram e os elevadores.

Pergunta 8. Qual é a importância da transparência na administração de um condomínio e como você a promove?

R: Disponho a todos os moradores a comparecer na administração ou mesmo pelo Whatsapp para sanar qualquer dúvida que tenha sobre qualquer problema.

Pergunta 9. Mudando um pouco de foco, como você enxerga o futuro da gestão de condomínios no Brasil? Existem tendências ou mudanças significativas que você prevê?

R: A mudança condominial será totalmente modificada, o síndico profissional é mais capacitado de conhecimentos e experiência, pois a responsabilidade que temos, não terá como ter espaço para pessoas não qualificadas nesse nicho.

Pergunta 10. Por último, mas não menos importante, você poderia dar um depoimento a respeito desses anos de parceria com a Protel?

R: A Protel é uma empresa sólida, com um prestígio no mercado condominial e com isso traz confiança para os seus clientes, não só financeiro, mas contábil, o atendimento é ímpar de todos os setores. A Protel e eu temos uma parceira de grande valor, cresci e aprendi muito como profissional e como pessoa com essa empresa. 

Finalizamos esta entrevista agradecendo imensamente a participação e contribuição da senhora Débora Castro em ceder um pouco do seu tempo para conversar conosco a respeito dos desafios da vida de síndica e falar um pouco sobre a nossa parceria. Esperamos tê-la como nossa cliente por longos anos.